Poucas pessoas sabem, mas o gesso é um material que deve ser reciclado, já que seu descarte incorreto pode trazer danos à saúde. Na região metropolitana, a empresa Sebanella Reciclagem de Gesso oportuniza às construtoras e prestadores de serviços uma alternativa correta para a destinação final desse tipo de resíduo. “A ideia é eliminá-lo da exposição ao meio ambiente, já que ele causa sérios problemas à saúde. Por esta razão o gesso tem sido banido de aterros industriais e sanitários de países europeus e EUA. Com isso, podemos transformar o resíduo em outros produtos”, complementa o coordenador da Sebanella, Sebastian Pereira.
Os problemas que o gesso pode causar:
• Os resíduos de gesso, quando dispostos em locais com umidade e sem oxigenação, ficam propensos a reações anaeróbias, podendo formar gás sulfídrico (H2S), substância que, apresenta odor característico, semelhante ao de ovo podre.
• Os efeitos da intoxicação por gás sulfídrico são graves, similares aos CO, sendo que o gás paralisa o sistema nervoso que controla a respiração, provocando asfixia.
• Além de inflamável, em concentrações acima de 8 ppm, o gás sulfídrico, provoca irritação nos olhos, sendo letal em concentrações da ordem de 500 ppm.
O que eu faço com o gesso podre ?
Olá,
Se você mora na Região Metropolitana de Porto Alegre, pode entrar em contato com a empresa Sebanella, que é especializada em gesso e poderá esclarecer a sua dúvida. O telefone deles é 051 3051-2808.