Tintas, removedores, solventes… Como descartar?

residuos_tintas_e_solventes_jamar_smuniz_blog[1]Resultado de atividades industriais e farmacêuticas, resíduos químicos são substâncias que não podem receber tratamento convencional. O descarte incorreto desses produtos representa um risco de contaminação para as pessoas, além do possível dano ao meio ambiente.

Segundo o químico John Soprana, as formas corretas e seguras para o descarte de produtos químicos são a recuperação dos solventes por destilação para reutilização, a destinação para geração de energia em empresa autorizada e licenciada para este fim e, em último caso, destinar para aterro classe I (resíduo perigoso).

As empresas do ramo devem oferecer suporte aos clientes na orientação de como proceder com os produtos. Conforme John, é importante que o cliente seja instruído a promover o descarte correto e licenciado. O apoio é fundamental para que o mesmo aja sempre de acordo com a lei. Da mesma forma nos produtos fora do prazo de validade, pois não há como a empresa receber de volta o produto vencido, a responsabilidade do descarte é do cliente com o apoio do fabricante.

No caso de produtos que retornam à empresa, uma avaliação é realizada e caso esteja íntegro e dentro do prazo de validade, pode ser comercializado normalmente. Caso contrário, deverá ser descartado conforme legislação ambiental dependendo do tipo de produto.

Apesar de certa carência de regulamentação específica, com exceção de embalagens, que devem ser encaminhadas para empresas de reciclagens, é de responsabilidade do fabricante acompanhar o seu produto até a sua destinação final.

A natureza agradece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s