Você sabe o que é logística reversa?

logreversaA logística reversa pode ser definida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Ou seja, uma empresa fabricante de pneus, por exemplo, deverá receber de volta seus produtos já usados. O consumidor, após usar os pneus, deverá encaminhá-los a postos de coleta específicos (que podem estar instalados no comércio onde ele adquiriu), onde serão retirados pelo fabricante. O fabricante reutilizará esses pneus usados, após passar por determinados procedimentos, na linha de produção de pneus novos ou outros produtos.

Desta forma, a logística reversa impedirá que esses pneus sejam descartados indevidamente em rios ou terrenos, poluindo o meio ambiente. Ela operacionaliza o retorno dos bens de pós-consumo, assim como os de pós-venda, que são descartados pelos consumidores, de forma a buscar a revalorização desses bens na medida do possível, ou quando isso não é mais possível, destiná-los a locais ambientalmente adequados como aterros sanitários.

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, a logística reversa se tornou uma preocupação política mundial. Todos nós sabemos que muitos produtos para serem produzidos dependem de recursos naturais não renováves, logo, esses recursos podem acabar a qualquer momento. Com essa nova preocupação as empresas se adaptaram a aplicar a logística reversa em seus produtos, reciclando garrafas pet, vasilhames, alumínios e borrachas.

A logística reversa passará a vigorar em 2014 e deverá estar implantada em todo país até o ano de 2015. Porém, já existem muitas indústrias utilizando a logística reversa em função da política de responsabilidade ambiental que possuem.

Vantagens para a sociedade e para o meio ambiente:

– Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.);

– Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;

– Cria um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);

– As indústrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.

Como cada um deve atuar no processo:

– Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos.

– Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos.

– Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los.Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

Principais produtos que farão parte do sistema de logística reversa:

– Pneus;

– Pilhas e baterias;

– Embalagens e resíduos de agrotóxicos;

– Lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio;

– Óleos lubrificantes automotivos;

– Peças e equipamentos eletrônicos e de informática;

– Eletrodomésticos (geladeiras, fogões, microondas, freezers, etc).

Um comentário sobre “Você sabe o que é logística reversa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s