Preocupação com a reciclagem começa na cozinha

Lixo de cozinhaAos poucos, muitas donas de casa têm se engajado e realizado a coleta seletiva em suas residências

Já falamos muito sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e até para a economia do país. Aos poucos, o conhecimento sobre coleta seletiva se espalha e grande parte das donas de casa já faz a separação correta do lixo na cozinha.

Hoje, alguns municípios mantêm convênios com cooperativas que recolhem os resíduos e destinam de maneira consciente. Em Gravataí, Rio Grande do Sul, uma vez por semana o caminhão da coleta seletiva passa pelas ruas e recolhe o lixo de donas de casa como Ana Virgínia de Oliveira. Ela conta que há alguns anos adotou esse hábito de separar os resíduos, influenciada por outras vizinhas do bairro: “Antigamente não tínhamos essa cultura de separação, todo lixo era misturado e colocado na lixeira, normalmente. Não havia informação para sabermos o quanto contribuímos para que o desequilíbrio ambiental que estamos vivendo hoje”, resume a dona de casa.

Para fazer a separação do lixo em casa, o primeiro passo é adotar duas lixeiras, destinando uma para o lixo seco e outra para o orgânico. Para reciclagem deve ser destinado o lixo seco, constituído por materiais de plástico, papel, vidro e metal, além do óleo de cozinha que precisa de mais cuidado ao descartar. O óleo deve ser colocado dentro de uma garrafa pet de refrigerante ou água, essa garrafa deve estar limpa e seca e o óleo deve estar frio. Se ele escorre pelo ralo impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto.

Quanto melhor for a separação e mais limpo ficarem os materiais secos, mais valor terão os resíduos para a reciclagem, as embalagens de maionese, iogurtes e molhos devem ser limpas somente com um guardanapo de papel e tampadas antes de descartadas.   O que pode dificultar o processo são os problemas de horário que os carros de coleta deveriam passar e nem sempre o prazo é respeitado: “Eles têm que vir sempre nas quintas- feiras no início da tarde, mas quando atrasa, a concorrência aparece, assim que colocamos o lixo reciclável na frente de casa, alguns catadores independentes chegam antes e recolhem o que deveria ser destinado às cooperativas”, conta Ana.

Aos poucos, mais pessoas estão tendo consciência da importância da reciclagem, mas mudar os hábitos nem sempre é fácil, precisa de boa vontade e disciplina. Além de reduzir o desperdício de lixo e a poluição do meio ambiente, a reciclagem ajuda a preservar os recursos naturais, fundamentais para o futuro de outras gerações. Quem recicla contribui para um futuro sustentável e se torna exemplo para outras pessoas se engajarem na causa.

Saiba mais sobre o tempo de decomposição de plásticos, metais e vidros na natureza:

Vidro: demora aproximadamente 4000 anos para se decompor na natureza, no entanto é 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro usado transforma-se em 1 kg de vidro novo. O vidro deve ser embalado em material resistente antes de ser encaminhado para a coleta seletiva, assim ele não fica exposto e diminui o risco de acidentes.

São vidros recicláveis: cacos de vidro, frascos, garrafas de cerveja, garrafas de refrigerante, potes, garrafas de água e copos.

Metal: A lata de alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor na natureza e cada tonelada de alumínio reciclado economiza 95% de energia e 5 toneladas de minério.

São metais recicláveis: alumínio, arames, fios, grampos, pregos e latas de alimentos.

Plástico: é feito de derivados do petróleo, que é um recurso natural não-renovável, e leva em torno de 450 anos para se decompor na natureza. Uma tonelada de plástico reciclado economiza milhares de litros de petróleo.

São plásticos recicláveis: garrafas PET, brinquedos, copos descartáveis, embalagens de shampoo, garrafas de detergente, garrafas de álcool e água sanitária, sacolas e saquinhos plásticos, potes de produtos alimentícios e baldes e bacias.

Recicle!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s