Incineração, um processo poluente e perigoso

A prática que é comum para eliminar resíduos não utilizáveis, mas libera na atmosfera gases tóxicos que poluem o meio ambiente e agridem a saúde das pessoas

incineração

Na Política Nacional de Resíduos sólidos, lei nº 12.305 de agosto de 2010, consta nos objetivos a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental. Porém, práticas como a incineração são bastante prejudiciais em vários aspectos, trazendo problemas ao meio ambiente, em consequência da poluição, riscos à saúde e ainda apresentam altos custos para a instalação. A prática tem sido cada vez menos utilizada, porém muitos ainda acreditam na ideia de que o processo apenas reduz o volume de lixo destinado aos aterros sanitários.

No entanto, quando os resíduos são incinerados, perdem-se os materiais recicláveis como plástico e papel, e gases tóxicos são liberados na atmosfera. Isso faz com que a matéria prima seja extraída novamente para produzir os mesmos produtos que poderiam ter sido reaproveitados. Além disso, ocorre a emissão de dioxinas e furanos, substâncias que são cancerígenas. Impactos adversos no sistema respiratório, doença cardíaca, efeitos no sistema imunológico, aumento na incidência de alergias e anormalidades congênitas também estão associados à incineração.

A matéria queimada apenas muda de forma, e não desaparece como muitos pensam. Segundo o Greenpeace, os incineradores são em geral alimentados com correntes de resíduos misturados que contêm substâncias perigosas, como metais pesados e organoclorados. Após a incineração, esses metais são lançados junto com os gases pela chaminé do incinerador, estando presentes nas cinzas e em outros resíduos. Em indivíduos que trabalham com incineradores, alguns estudos apontaram um aumento nos níveis de fenóis clorados, chumbo, mercúrio e arsênio no organismo dessas pessoas.

O Greenpeace apresenta algumas estratégias para estimular a prevenção, reutilização e reciclagem para diminuir os impactos danosos na saúde humana, causados pelo manejo indevido de resíduos. Até 2020, a ONG prevê a eliminação de todas as formas de incineração industrial, incluindo a de resíduos urbanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s