Coleta seletiva permite reaproveitamento do óleo de cozinha

Quando encaminhado para a reciclagem, resíduo pode ser transformado em produtos que geram renda para diversas famílias

óleo de cozinha e sabãoNas tarefas diárias muitos cuidam para economizar água, separar o lixo, mas na hora de cozinhar, acabam esquecendo algo muito importante: como fazer o descarte correto do óleo. O destino adequado desse resíduo, na maioria das vezes, é o ralo da pia, mas com essa atitude, ele contamina os mananciais e entope as caixas de gordura. Além disso, em contato com a água, o óleo forma uma película que impede a penetração da luz solar e oxigênio, causando a morte de diversas espécies aquáticas.

Apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar cerca de 25 mil litros de água. Portanto, a reciclagem é o destino mais adequado para o óleo usado. A partir dessa ideia de conscientização, mulheres de São Leopoldo formaram um grupo com o objetivo de gerar renda através do aproveitamento de resíduos. A Cooperativa Mundo Mais Limpo, incubada pelo Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários – Tecnosociais/IHU, vinculado ao Instituto Humanitas da Unisinos, utiliza o óleo de cozinha proveniente de empresas locais, para fabricar produtos de limpeza, principalmente sabão.

Inicialmente como associação, o grupo recebia apenas apoio da prefeitura local, participando do programa de coleta seletiva, onde todo o óleo da cidade era destinado a Mundo Mais Limpo. Hoje, além disso, a Cooperativa conta com a parceria de empresas e a prefeitura disponibiliza um caminhão para o transporte da matéria-prima. Além do sabão, o óleo de cozinha pode ser usado para a produção de biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro entre outros produtos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s