Tratamento de efluentes industriais ajuda na preservação do meio ambiente

Despejados na natureza, os efluentes industriais quando não tratados, poluem o solo e a água

11

As indústrias utilizam a água para diversos meios, e nessas atividades muitas vezes os efluentes líquidos acabam sendo contaminados. Tratar esses efluentes é importante para preservar o meio ambiente, pois muitos líquidos são tóxicos e o descarte incorreto pode poluir o solo e a água. A natureza dos poluentes ou das operações utilizadas para o tratamento é que classificam os processos em físicos, químicos ou biológicos.

As características físicas, químicas e biológicas do efluente industrial variam de acordo com o tipo de indústria, podendo o efluente líquido ser solúvel ou com sólidos em suspensão, com ou sem coloração, orgânico ou inorgânico e com temperatura baixa ou alta. O conhecimento do volume e composição do efluente industrial é essencial para definir o tipo de tratamento.

Nos processos físicos se removem os sólidos em suspensão e flutuantes através da separação por meio de gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação. Também é retirada a matéria orgânica e inorgânica e pode ser reduzida ou eliminada a presença de microrganismos. Nos processos químicos, se consegue remover os poluentes por meio de reações químicas e condicionar a mistura de efluentes que será tratada nos processos seguintes.

Já o tratamento biológico remove a matéria orgânica dissolvida e em suspensão, transformando-a em sólidos sedimentáveis e gases. Os principais processos são os aeróbicos, facultativos e anaeróbicos. Ou seja, é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica através do processo respiratório.

A Lei Federal prevê crime ambiental para os resíduos líquidos não tratados, que têm alto potencial de poluição do meio ambiente. Se o efluente não estiver de acordo com a Resolução 357 do CONAMA, a empresa que atua ilegalmente poderá perder certificações ambientais, como ISO 14001. A punição pode variar de multas até paralisação temporária ou definitiva da atividade industrial.

Quando o tratamento de efluentes não é feito de forma adequada também afeta a saúde humana, pois além de contaminar a água, os resíduos agridem o ecossistema dos rios, o que influencia na rotina das pessoas, podendo causar doenças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s