Isopor pode ser reciclado, mas processo ainda é pouco comum

Quando descartado incorretamente pode matar espécies aquáticas que acabam ingerindo o material

isopor

Diferente do que muitos pensam, o poliestireno expandido (EPS), conhecido popularmente como isopor, é um tipo de plástico 100% reciclável e não deve ser destinado a aterros sanitários por representar um risco para o meio ambiente. Proveniente do petróleo, a produção do EPS é livre de CFCs (clorofluorcarbonetos), mas quando descartado em lixo comum, ocupa muito espaço nos aterros, por ser impermeável, prejudica o solo e impede a penetração da água, e quando cai em rios e mares, polui e confunde os animais, que acabam ingerindo o material.

O isopor é utilizado em embalagens, caixas térmicas, proteção para eletrodomésticos e outros produtos frágeis, mas principalmene na construção civil. Como um bom isolante térmico e resistente a determinadas condições, é aplicado na preparação de concreto leve, lajes, telhas e forros. A reciclagem pode ocorrer de três formas, sendo elas a mecânica, a energética e a química. Na primeira, o isopor é transformado em matéria prima para a fabricação de novos produtos. A segunda usa o poliestireno para a recuperação de energia, devido ao alto poder calorífico. Já a última, reutiliza o plástico para a fabricação de óleos e gases.

No entanto, o processo de coleta e reciclagem não é muito comum. Por ser composto por 95% de ar e 5% de plástico, o EPS se torna leve e muito volumoso e o transporte acaba saindo caro. Portanto, dificilmente o material é coletado. Para que seja viável, a quantidade deve ser grande, mas nem sempre as cooperativas estão preparadas e acabam sequer aceitando doações. Dessa forma, para tentar diminuir os impactos ambientais, a iniciativa deve ser do consumidor, em optar por produtos que não utilizam o material nas embalagens, além de procurar um ponto de descarte próximo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s