PNUMA faz alerta sobre problemas causados pela exposição à poluição ambiental

queimadas

As consequências do descaso com o meio ambiente estão cada vez mais notáveis, colocando em risco a saúde humana, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas morrem em decorrência da exposição à poluição ambiental, tanto em ambientes internos como externos. Os principais meios envolvem a produção de energia, a utilização de fornos, transporte, fornalhas industriais, queimadas entre outras causas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23% das mortes prematuras podem ser associadas a fatores ambientais, sendo que entre as crianças o número cresce para 36%. Além disso, quase mil crianças morrem por dia devido a doenças transmitidas por água contaminada ou imprópria para o consumo. Com o aumento da degradação da natureza, o risco de infecções como zika, malária e ebola também se agravam, bem como diferentes tipos de câncer e formas de intoxicação.

Algumas medidas têm sido tomadas ao longo dos anos, para minimizar esses impactos na saúde humana. O Protocolo de Montreal, implementado em 1989, retirou de circulação quase 100 substâncias nocivas à camada de ozônio. Estimativas do PNUMA indicam que, com a iniciativa, aproximadamente 2 milhões de casos de câncer de pele serão prevenidos até 2030. A remoção do chumbo dos combustíveis também trouxe vantagens, pois a determinação estaria contribuindo para evitar a morte prematura de um milhão de pessoas por ano.

No final de maio, a relação entre saúde e meio ambiente será discutida na Assembleia Ambiental das Nações Unidas, onde o PNUMA lançará um relatório a respeito do assunto com o objetivo de promover o debate sobre os vínculos entre desenvolvimento, meio ambiente, saúde e economia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s