Biodiesel: Energia limpa e sustentável para o Planeta

BiodiesesExtraído de fontes naturais, é um combustível menos poluente, orgânico e renovável

Um combustível biodegradável, proveniente da gordura animal ou de fontes vegetais renováveis como soja, mamona, dendê e girassol, misturado com etanol (derivados da cana-de-açúcar) ou metanol (obtido a partir da biomassa de madeiras). O biodiesel é menos poluente quando comparado aos combustíveis de origem fóssil como petróleo e derivados e pode substituir total ou parcialmente o óleo diesel mineral em motores ciclo diesel automotivo (caminhões, tratores, caminhonetes e automóveis). Ao substituir o óleo diesel parcialmente, o biodiesel é empregado como combustível complementar, que ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes.

Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre 2005 e 2012, foram produzidos e consumidos em território nacional 11 bilhões de litros de biodiesel, responsáveis por sensíveis melhorias na qualidade do ar respirado pelos brasileiros, particularmente aqueles residentes nas grandes metrópoles. As emissões de Gases do Efeito Estufa também foram significativamente reduzidas, sendo evitado o envio de quase 22 milhões de toneladas de CO2 eq. à atmosfera. Em 2013, foram produzidos cerca de 3 bilhões de litros do biocombustível, potencializando, assim, os benefícios mencionados.

Em Passo Fundo, no noroeste do Rio Grande do Sul, a BSBIOS Energia Renovável, empresa de combustíveis, tem capacidade para produzir aproximadamente 343,6 milhões de litros de biodiesel/ano. As principais matérias- primas utilizadas são a soja e o sebo bovino. A planta industrial gaúcha conta uma unidade de processamento de grãos, que consome 900 mil toneladas de soja/ano, produz 158.400 ton/ano de óleo degomado e 660 mil ton/ano de farelo de soja. A companhia ainda conta com 17 unidades de recebimento de grãos (soja, trigo, milho e canola), localizadas no norte do Rio Grande do Sul, que têm capacidade estática de armazenar 430 mil toneladas de grãos e 66 mil toneladas de farelo. Além de comercializar biodiesel no Brasil através de leilões públicos bimestrais, que são regulados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a empresa também exporta o biocombustível para países da Europa.

Outras vantagens do biodiesel:

– A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global.

– Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.

– Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleaginosos no campo.

– Deixa as economias dos países menos dependentes dos produtores de petróleo.

– Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.

– O biodiesel é um lubrificante muito melhor do que o diesel de petróleo, pois tem um grande poder lubrificante, mais viscosidade e desgasta menos o motor.

– Índice de cetano mais alto o que significa que é um melhor combustível dando aos motores mais torque.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s