Reciclagem de papel gera empregos e reduz impacto ambiental

Material com múltiplas aplicações pode ser reciclado até 10 vezes

RECICLAGEM-DE-PAPEL.3O papel é um dos produtos que mais utilizamos em nosso dia a dia, estando presente em revistas, documentos, livros, embalagens de alimentos e remédios, caixas para transporte, e uma variedade de produtos de higiene e limpeza. O Brasil é um importante produtor mundial de papel e, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), 45,7% do total fabricado foi reciclado em 2012.

Segundo o executivo da CTS papéis, Felipe Wisnieski Basso, reciclar é uma forma de economizar energia e proteger os recursos naturais. “Usar recicláveis evita o abate de novas árvores e por consequência os impactos ambientais do seu plantio. A reciclagem ainda tem um grande viés social, pois gera muitos empregos e renda para uma infinidade de famílias”, completa.

O processo de reciclagem é um ciclo, explica Felipe, pois os papéis descartados pela sociedade são catados ou comprados por iniciativas públicas ou privadas, são classificados por fibras e, posteriormente, são encaminhadas para centros de reciclagem, onde são reclassificados e reprensados. “Em seguida, são vendidos para a indústria recicladora que converte papel velho em papel novo, para então chegar em forma de embalagens e produtos em nossas casa, até que sejam descartados novamente”. O mesmo papel pode ser reciclado de 7 a 10 vezes.

As principais fontes geradoras de papel para reciclagem são, principalmente, de atividades comerciais e industriais – escritórios, lojas e supermercados – seguidos de residências, instituições e escolas. Porém, nem todo papel serve para reciclagem, como por exemplo papéis encerados ou com substâncias impermeáveis, papéis sujos, engordurados ou contaminados com algum componente nociva à saúde e aqueles revestidos com algum tipo de parafina ou silicone. Já os recicláveis mais comuns são: papelão, jornais, revistas, papéis brancos, sacos de cimento entre outros.

Algumas dicas para diminuir a quantidade de resíduo:

  1. Reduza

Precisa mesmo imprimir? Atualmente, boa parte da comunicação pode ser feita eletronicamente!

– Copiadoras e impressoras estimulam o erro. Revise o material com atenção antes de imprimir.

– Não faça cópias desnecessárias!

  1. Reutilize

Copiadoras e impressoras estimulam o uso de apenas uma face do papel. Use o outro lado das folhas;

– Em reuniões, as pessoas adoram fazer anotações. Você pode usar o verso para rascunho ou fazer bloquinhos com as folhas usadas.

  1. Use reciclados

– Procure usar papel reciclado. É bonito, é um papel nobre e com a economia feita na redução e reutilização, provavelmente o papel reciclado não aumentará os custos.

4 . Coleta seletiva

Preserve a integridade do papel e facilite a coleta:

– Não jogue papel em cestos – eles ficarão contaminados com restos de café, sobras de frutas, chicletes, grampos, etc;

– Não amasse papel – papel amassado ocupa muito mais espaço e é impossível de organizar. Acomode as folhas usadas em uma caixa para que fiquem separadas e simplifiquem o trabalho de seleção por parte dos recicladores;

– Separe por tipo – papéis de escritório não devem ser misturados com revistas, papel carbono, malas direta, papelão e outros;

– Tente acumular – o que viabiliza a reciclagem é o volume. Como estará em caixas fazendo pouco volume e nenhuma sujeira, um escritório consegue acumular uma boa quantidade de papéis. Mesmo assim será pouco para reciclagem. Você pode tentar juntar com outras empresas, no caso de um prédio de escritórios, por exemplo, ou colocar os papéis separados em um saco plástico. Assim, quando for entregue para os recicladores, o material estará intacto e pronto para voltar a ser papel.

Em casa é necessário entrar nas regras da coleta seletiva. Separe o lixo seco do orgânico e fique atento às recomendações das cooperativas de recicladores que coletam esse material. É importante também dar um destino adequado para lâmpadas, baterias e óleo de cozinha, entre outros resíduos que merecem atenção especial!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s