Pneus verdes são opção sustentável

Seguros e duráveis, além de proporcionarem maior economia de combustível, reduzem as emissões de gás carbônico

l15a13b7745374b2d9d122a7141a00bdaSer sustentável tem sido um desafio para as montadoras de automóveis, principalmente em tempos de preocupação com o meio ambiente. Os altos níveis de emissões sempre foram um problema aliado ao alto consumo de combustível. Porém, atualmente já é possível contar com uma alternativa viável para reduzir os impactos ecológicos. Os pneus verdes, como são chamados, aproveitam melhor a energia gerada pelo motor, ajudando a diminuir tanto o consumo de combustível quanto as emissões de poluentes.

Para diminuir a resistência à rolagem em um pneu, é necessário atuar de três formas: reduzir o peso do pneu, mudar sua estrutura ou seus compostos. As principais diferenças do pneu verde para um convencional estão na maior leveza, menor ruído e a durabilidade. Pneus duráveis são mais ecológicos, pois evitam a troca frequente e o desperdício de material, poupando recursos.

Uma empresa que já possui uma linha completa de pneus verdes é a Pirelli, com a linha Green Performance. A linha alia sustentabilidade, desempenho e economia, pesando cerca de 8% a menos que os pneus tradicionais. Os responsáveis pela redução de consumo de combustível e emissões de CO2 são os compostos por sílica e polímeros funcionais. Os pneus verdes têm um custo maior, cerca de 3,5% a mais. Os valores variam de R$ 190,00 a R$650,00, podendo alguns modelos custar mais de mil reais. Porém, a tecnologia Green Performance reduz a resistência ao rolamento de pneus em até 20% e, portanto, permite economia de até 6%, além de reduzir as emissões de CO2 em até 10g/km.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s